O PROJETO NA REGIÃO DE SETÚBAL

 

O projeto Kid's Guernica é um projeto artístico internacional, que surge da vontade de promover os valores da Paz, através da expressão artística, por forma a assinalar o bombardeamento da cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Kid's Guernica foi iniciado em 1995 por Tom Anderson, professor de história de arte, a convite de Yasuda Tadashi, presidente da Associação Art Japan Network, tendo sido, posteriormente, prosseguido no Japão.

Tem como objetivo fundamental consciencializar os jovens para o tema da Paz, Solidariedade e Respeito, dando-lhes, a oportunidade de se manifestarem perante estas causas e permitindo alicerçar a aprendizagem e o diálogo na construção de um mundo melhor e mais pacífico.

Trata-se de confiar às crianças e jovens do mundo inteiro, a tarefa de realizar coletivamente uma tela sobre o tema da Paz, com as dimensões da emblemática pintura de Picasso – Guernica, de 7,8m por 3,5m.

 Crianças e jovens de vários países já participaram no âmbito deste projeto e o mesmo sucede às crianças e jovens portuguesas, que, através da AMRS, têm tido a oportunidade de pintar a sua tela, coletivamente, tal como tem acontecido no decorrer das sete edições Kid's Guernica, já realizadas pela AMRS, conjuntamente com as escolas da Região.

Não é possível falar sobre o Kid's Guernica sem destacar a importância das escolas para este projeto, sem falar do seu papel perentório para os alunos, ao propiciar-lhes as ferramentas necessárias para compreensão do mundo em que vivem, ajudando-os a intervir de forma responsável e crítica na sociedade.

Valorizar as escolas e o conhecimento escolar, é valorizar a democratização e universalização do direito à educação, à formação individual, à coesão e ao bem-estar dos alunos.

 

 

LOGO AMRS

Associação de Municípios da Região de Setúbal
Avenida Dr. Manuel de Arriaga, n.º 6 - 2.º esq. - 2900-473 Setúbal - Portugal
T: +351 265 539 090 F: +351 265 237 392 E-mail: amrs@amrs.pt

SPD