imagem topo kid´s guernica

 

KID’S GUERNICA NA REGIÃO DE SETÚBAL

EDIÇÕES DECORRIDAS

Ao longo das edições do Kid’s Guernica, a Associação de Municípios da Região de Setúbal - AMRS tem desenvolvido um trabalho de excelência, envolvendo os municípios, as escolas e as crianças e jovens da Região de Setúbal, que sob o mote “Pintar a Paz”, têm impulsionado e difundido a cultura pela Paz e a promoção dos seus valores.

A AMRS promove, bianualmente esta iniciativa e conta, com a colaboração das divisões de educação dos municípios seus associados, neste trabalho conjunto com as escolas.

Cada edição debruça-se sobre um tema específico, definido criteriosamente com base nas questões sobre a Paz, promovendo e destacando efemérides ou datas comemorativas de relevância para o projeto. Atualmente, o projeto Kid’s Guernica conta com sete edições já decorridas.

 

 

 

1ª EDIÇÃO - 2005

A TERRA, O AR, A ÁGUA E O FOGO

edição 1

Trabalho escolhido pelo Jurí - EB 2/3 Pinhal de Frades – Seixal 

 

“Terra, Ar, Água e Fogo” constituem as forças vitais da natureza e foi o lema proposto para a 1ª edição do projeto. Pretendeu-se que os trabalhos assentassem nesta essencialidade, revendo-se nestes 4 elementos fundamentais da natureza, preconizados pela filosofia grega. Participaram nesta edição 610 alunos, 29 professores, 32 turmas, pertencendo a onze escolas do distrito de Setúbal. O objetivo era, o de prosseguir o espírito do projeto, proporcionando, através da realização coletiva de uma pintura a representação e visão da paz, da solidariedade e tolerância. Foram admitidos cerca de uma centena de trabalhos, que, revelaram todos uma interiorização consciente dos propósitos do projeto Kid’s Guernica. O trabalho escolhido foi proveniente de uma escola do concelho do Seixal, a Escola Básica 2,3 de Pinhal de Frades.

Do decorrer desta 1ª edição foi lançado o primeiro livro do Kid’s Guernica intitulado, “Pintar a Paz”, que compilou o resultado deste projeto e da participação das escolas e da vontade dos alunos em prol da paz, da tolerância, da fraternidade, da cidadania.

 

icone alunos  610 Alunos participantes    icone escola  11 Escolas  icone professores 29 Professores    icone trabalhos 100 Trabalhos

 

icone vídeo

Vídeo da 1ª Edição


2ª EDIÇÃO - 2009

DIREITOS HUMANOS

 

edição 2

Trabalho escolhido pelo Jurí - Escola Secundária Anselmo de Andrade – Almada

 

No ano letivo de 2008/2009, foi promovida a 2ª Edição do Projeto Kids Guernica, que já na sua primeira edição tinha obtido um acolhimento entusiástico. O lema deste ano evocou os “Direitos Do Homem” por forma a comemorar o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU. Participaram nesta edição 1756 alunos, pertencendo a 11 escolas do Distrito de Setúbal. O trabalho escolhido foi proveniente da Escola Secundária Anselmo de Andrade, uma escola do concelho de Almada. Foi feito o lançamento da 2ª Edição do livro Pintar a Paz compilando os trabalhos dos alunos participantes nesta edição.

 

icone alunosBRANCO 1756 Alunos participantes  icone escolaBRANCO 11 Escolas  icone professoresBRANCO x Professores  icone trabalhosBRANCO 221 Trabalhos

 

 

3ª EDIÇÃO

A FLORESTA

edição 3

Trabalho escolhido pelo Jurí - Agrupamento Escolas Anselmo de Andrade - Almada

 

O lema da 3ª Edição do projeto Kid’s Guernica, para além do tema central, a Paz, sempre presente, foi dedicado à Floresta, uma vez que, 2011 foi o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS. Participaram nesta 3ª Edição do Kid’S Guernica 1556 alunos, pertencendo a 24 escolas do distrito de Setúbal. O trabalho escolhido foi proveniente do concelho de Almada, da Escola Secundária Anselmo de Andrade.

 

icone alunos 1556 Alunos participantes  icone escola  24 Escolas  icone professores x Professores  icone trabalhos  x Trabalhos

 

 

4ª EDIÇÃO - 2013

ÀGUA, FONTE DE PAZ

edição 4

Trabalho escolhido pelo Jurí - Escola Secundária Cacilhas Tejo – Almada 

 

O lema deste ano foi “Água, Fonte de Paz” e integrou-se numa das problemáticas com maior repercussão no século XXI e que teve expressão na própria escolha da ONU, de 2013, como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Participaram nesta 4ª Edição 1300 alunos de 17 escolas do distrito de Setúbal. O trabalho escolhido foi proveniente do concelho de Almada, da Escola Secundária Cacilhas-Tejo.

 

icone alunosBRANCO  1380 Alunos participantes  icone escolaBRANCO  17 Escolas  icone professoresBRANCO  x Professores  icone trabalhosBRANCO  246 Trabalhos

 

5ª EDIÇÃO - 2015

A PAZ E OS VALORES DE ABRIL

 

1A

Trabalho escolhido pelo Jurí - Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado – Barreiro 

 

A escolha do tema para esta edição assenta numa reflexão histórica e cultural que remonta à Revolução de Abril e, à conquista da liberdade e da paz e seus valores intrínsecos, por forma a comemorar quarenta e dois anos de Abril e 40 anos desde a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa (10 de Abril de 1976), que proclama, entre vários aspetos, uma República soberana, empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária e, no seu artigo 7º, estabelece que:

«1. Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, do respeito dos direitos do homem, dos direitos dos povos, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da humanidade.

2. Portugal preconiza a abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração nas relações entre os povos, bem como o desarmamento geral, simultâneo e controlado, a dissolução dos blocos político-militares e o estabelecimento de um sistema de segurança colectiva, com vista à criação de uma ordem internacional capaz de assegurar a paz e a justiça nas relações entre os povos.»

  

icone alunos  3170 Alunos participantes  icone escola  32 Escolas  icone professores  58 Professores  icone trabalhos  600 Trabalhos

 

icone vídeo

Decomentário 5ª Edição

icone vídeo 

Trabalhos apresentados na 5ª Edição

 

6ª EDIÇÃO - 2017 

ARRABIDA BIOSFERA

599

Trabalho escolhido pelo Jurí - Agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I – Moita

 

 

A escolha do tema para esta edição, “Arrábida Biosfera”, assenta na vontade de alimentar uma reflexão sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território. Esta edição, pretende promover e reforçar as questões da Paz e da Não-violência, através de uma reflexão sobre nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, importantes para garantir a sobrevivência das espécies no planeta. É a partir dessa transformação do pensamento que seremos capazes de preservar e usar de forma sustentável, os recursos naturais ainda disponíveis.

 

icone alunosBRANCO  4477 Alunos participantes   icone escolaBRANCO  40 Escolas   icone professoresBRANCO  88 Professores   icone trabalhosBRANCO  895 Trabalhos

 

icone vídeoBRANCO 

Festa de encerramento da 6ª Edição

 

 

7ª EDIÇÃO - 2020

A PARTICIPAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PAZ E DA IGUALDADE

A escolha do tema para esta edição, assenta na vontade de assinalar a importância da Participação e o papel fundamental das crianças e jovens na sociedade.

Interessa refletir sobre o ato de Participar, de tomar parte, de intervir, de compartilhar, de denunciar, porquanto este é um caminho para a defesa de princípios e de promoção para a Paz e para a Igualdade.

Trabalhar a Participação, como ferramenta da Paz e da Igualdade é possibilitar aos jovens o desempenho de um papel fundamental no seu desenvolvimento, no desenvolvimento da sociedade, na valorização dos direitos humanos, dando voz às questões da Paz, da Não-Violência e da Igualdade.

 

icone alunos  5250 Alunos participantes  icone escola  37 Escolas  icone professores  88 Professores    

 

7ª Edição do Kid’s Guernica dá lugar a vídeo

marcador

A 7ª Edição do projeto Kid’s Guernica, que este ano colocou cerca de 5250 alunos dos a trabalhar o tema Participação como ferramenta para a Paz e para a Igualdade foi interrompida, por força das circunstâncias da pandemia Covid-19.

O projeto encontrava-se a decorrer nas escolas, mais precisamente na 2ª fase da sua calendarização - Desenvolvimento das propostas.

A AMRS e seus municípios associados, cientes da importância deste projeto para as escolas da Região de Setúbal, propuseram-se a editar um vídeo alusivo exclusivamente à 7ª Edição do projeto, no sentido de valorizar todo o trabalho desenvolvido pelas escolas e alunos no passado ano letivo.

Apesar dos constrangimentos vividos em pleno confinamento, fez-se prova uma vez mais, da disponibilidade das escolas, que nos facultaram dentro das limitações a que estavam sujeites, as imagens possíveis do trabalho então realizado em sala de aula.

O vídeo partilha assim o resultado e espelho do trabalho que os nossos alunos e professores conseguiram desenvolver, mostrando uma vez mais a importância deste projeto para as escolas da Região.

 

icone vídeo

Vídeo da 7ª Edição do Kid’s Guernica

 

 

 

 

 

 

 

LOGO AMRS

Associação de Municípios da Região de Setúbal
Avenida Dr. Manuel de Arriaga, n.º 6 - 2.º esq. - 2900-473 Setúbal - Portugal
T: +351 265 539 090 F: +351 265 237 392 E-mail: amrs@amrs.pt

SPD